GO: (62) 3250-0707 GO (62) 9 9644 0139 Horário Comercial

'Indústria quer continuar no jogo', afirma Miriam Leitão

Eu acho que 85% de decisão de investimento é um número ótimo, apesar de ser o menor dos últimos quatro anos. Mas ano passado era 86%, foi uma queda pequena. O número melhor, 91%, foi em 2011, porque em 2010 o país bombou e mais empresas queriam investir. Se você pensar no contexto, no ano passado, a indústria foi o setor que mais sentiu a crise e teve recessão.

Então, 85% mostra um otimismo. O que me preocupou foi que apenas 4,7% pensam em investir para aumentar a exportação e a presença no mercado externo. Isso mostra que o Brasil está desistindo de competir, é preocupante. A boa notícia é que uma grande parte acredita no mercado interno ainda. Desses que vão investir, a maior parte vai ser para melhorar o produto e os processos, o que pode ser melhor preço e melhor qualidade.

Apesar o ano difícil, a indústria quer continuar no jogo. O baixo número de empresas querendo investir em exportação é por causa da crise externa e porque o Brasil tem tido dificuldade de competir com outros países e outros competidores. Temos a competição da China na área de manufaturados, da indústria. A gente tem que apostar muito no mercado interno, mas saber que está no jogo internacional, porque o Brasil não pode desistir. Em janeiro já tem déficit na balança comercial.

Fonte: Bom Dia Brasil (Tv Globo)



Conteúdos relacionados