1º de Maio, dia do Trabalhador – Engrenagem, Força Matriz do Mundo

Dia do trabalhador 2

No mundo todo, a ideia de que o trabalhador deveria ser um instrumento para o lucro dos patrões foi sendo questionada e as leis passaram a garantir, nas democracias, um novo papel para o cidadão. Pelos ideais solidificados principalmente a partir do final do século 19, o trabalhador deveria ser o sujeito da história, o transformador social. Primeiro de maio se tornou, assim, mais do que história, mas um presente em constante transformação. 

As marcantes histórias de luta dos trabalhadores lembradas a cada primeiro de maio mexem com os outros 364 dias do ano. Muito mais do que um feriado, a data tem por objetivo chamar os povos para uma profunda reflexão sobre direitos adquiridos, senso de cidadania e união popular.

O objetivo do feriado é celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No dia 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional, uma organização mundial dos partidos políticos social-democratas, socialistas, liberais e trabalhistas, decidiu convocar o mesmo dia das manifestações como o data máxima dos trabalhadores organizados para lutar pelas 8h diárias de trabalho. No dia 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de 8h, proclamando o dia 1° de maio como feriado nacional.

Foram dias marcados por muita luta na história dos trabalhadores, por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes. Porém existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895.

Outros fatos importantes relacionados também ao 1º de maio no Brasil foram:

  1. Instituição do salário mínimo pelo presidente Getúlio Vargas, em 1940, com o objetivo de suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer);
  2. A criação da Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores;
  3. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1º de maio de 1943, por Getúlio Vargas, sendo a principal referência para a nossa atual Legislação Trabalhista, que fora incorporada à Constituição de 1988.

O trabalho é de extrema importância na vida dos seres humanos. Ele causa bem-estar nas pessoas, pois ocupam seu tempo com acontecimentos úteis e benéficos, além de conquistar melhores condições de vida.

Todos os trabalhadores devem ser respeitados em suas profissões, pois todas são importantes para nossas vidas, o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade como um todo, seja gari, soldador, padeiro, motorista, porteiro, faxineira, maçariqueiro, engenheiro, carteiro, médico, dentista, comerciante, dentre várias outras. Assim, como dizia Madre Tereza de Calcutá: “Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”.

É importante também que os trabalhadores sejam responsáveis com seu trabalho, pois assim poderão exigir um salário digno e justo. Além disso, é importante também que as classes trabalhadoras sejam unidas, pois juntos conseguem lutar pelos seus direitos e consequentemente poderão ter uma vida digna, com condições humanas de sobrevivência, podendo sustentar suas famílias. O trabalho enobrece e dignifica o homem, segundo Dr. Daisaku Ikeda, pacifista e poeta “As pessoas não são nobres desde o nascimento, mas se enobrecem através de suas ações. As pessoas não são medíocres desde o seu nascimento, mas tornam-se assim através de suas ações. Se existem alguma diferença entre as pessoas, então essa diferença está somente nas suas realizações”.

Viva o dia do Trabalhador!

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Avatar photo
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *