Combustão e preparação da superfície na Metalização

metaliza asasas
como preparar uma peça para metalização

A metalização é um processo no qual um material é depositado em estado fundido ou semi fundido sobre uma superfície preparada. Este “depósito” pode ser feito de material cerâmico, polímero ou metálico.

Dentro deste processo de metalização, são necessários alguns passos para que este seja feito.

Falaremos aqui sobre combustão, preparação da superfície e pré aquecimento no sistema de metalização.

Confira abaixo estes tópicos e sua importância.

Combustão no processo de metalização

A combustão é uma importante parte neste processo. Iremos começar com os 3 sistemas possíveis nesta etapa.

Quais são os sistemas utilizados na etapa de Combustão do processo de Metalização?

Quando utilizamos como fonte de calor, uma mistura oxicombustível, com oxigênio e acetileno, possuímos 3 sistemas:

  • Flame Spray;
  • Thermo Spray;
  • HVOF.

No sistema Flame Spray, temos alimentação contínua de um arame sólido que é fundido ao passar pela chama. Assim é projetado em direção a peça com o auxílio de um ar comprimido adicional.

Na utilização do sistema Thermo Spray, são utilizados somente os gases oxicombustíveis. Os materiais a serem depositados são em forma de pó, que são aquecidos ao passarem pela chama. Somente então são transferidos para peça ou superfície a ser revestida. Esses sistemas são cada vez mais utilizados no processo de manutenção e reparo.

O sistema HVOF (High Velocity Oxi Feel), utiliza oxigênio e acetileno em alta pressão gerando uma alta energia na câmara de combustão. A liga em pó é arrastada em altíssima velocidade até a peça.

Preparação da superfície

Um dos pontos mais importantes no sistema de metalização é a preparação da superfície. Você verá a importância dele e como ocorre esta etapa na metalização.

A aderência da liga depende da ótima limpeza e rugosidade da peça. A limpeza prévia como remoção de óleo ou graxas é fundamental antes do início da metalização. O jateamento é eficiente para limpeza de superfícies antes da aplicação das ligas micro pulverizadas. O jato pode ser por granalhas de aço ou óxido de alumínio.

Em peças cilíndricas, podemos obter uma superfície ideal com a utilização de torno mecânico, obedecendo as orientações técnicas. Após a usinagem de preparação, deve ser evitado contato direto com a área a ser metalizada.

Pré aquecimento

De acordo com a liga a ser utilizada e o sistema de projeção, escolhemos a temperatura de pré-aquecimento adequada que poderá ser atingida com o uso do próprio maçarico de metalização, maçarico chuveiro ou em forno de temperatura controlada.

Finalizando sobre a combustão e preparação da superfície no processo de metalização

Você pode ver nessa postagem como ocorrem as etapas de combustão e de preparação de superfície. São partes importantes na metalização.

Resumindo, a combustão utiliza mistura oxicombustível, com oxigênio e acetileno, possuindo 3 sistemas: Flame Spray, Thermo Spray e HVOF.

E lembrando que a preparação de superfícies é uma etapa muito importante, pois sem ela é inviável fazer a metalização. Isso porque a metalização somente pode acontecer em uma superfície bastante limpa e com boa rugosidade.

Se você tiver alguma dúvida sobre essas etapas ou metalização, pode escrever nos comentários abaixo e iremos responder.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e baixe “E-book – Metalização

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Etiquetas:
Paulo César
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *