Como trocar um trabalho por uma paixão – Parte 3

Trabalho por paixão 3
como trabalhar com o que se ama

No post anterior falamos em como trocar um trabalho por uma paixão. Ou seja, encontrar a sua paixão e o ponto ideal de saber identificar a sua realização pessoal.

Falaremos agora de como se certificar de estar no caminho certo da sua escolha para adquirir equilíbrio entre o que sabe fazer, o que gosta de fazer e o que as pessoas te pagariam para fazer.

Faça experimentos com pequenos projetos

No livro ‘Confiança Criativa’, os autores revelam estratégias específicas para libertar a inventividade de cada um, pois, segundo eles, “a criatividade e a capacidade de inovação são como os músculos – quanto mais você usa, mais fortes ficam.”

Então como descobrir o que você nasceu para fazer ou mesmo o que você faz bem? Uma maneira de fazer isso é usar seu tempo livre para se envolver com interesses ou hobbies.

Pequenos projetos podem ser gratificantes por si sós, mas também podem ativar a nossa energia criativa no trabalho. Então, procure maneiras de sobrepor os seus projetos de fim de semana à sua vida no trabalho.

Você pode se surpreender com as funções que o atrairão. Sem experimentar não é possível saber ou garantir a escolha. Você pode nunca ter descoberto sua paixão oculta por essas ocupações se não as experimentar.

Ao procurar novas funções, não tenha medo de se oferecer para um projeto interessante relacionado ao trabalho (ou até propor um projeto). Nunca se sabe aonde isso pode levar.

Se seus superiores acharem que você não tem experiência comprovada em uma área, demonstre suas aptidões fora do trabalho primeiro. Poucas provas são mais convincentes do que demonstrar que você tem a energia e o comprometimento necessário para fazer bem o seu trabalho e ainda empreender um projeto adicional que o entusiasma.

A coragem para saltar: como trabalhar com o que se ama

Embora todo mundo tenha um enorme potencial criativo, a aplicação eficaz da criatividade na vida pessoal e profissional requer um fator a mais: a coragem de dar o salto. Toda essa energia potencial só se dissipará se você, repetidamente, não tomar coragem para liberá-la.

Para dar esse salto da inspiração à ação, os pequenos sucessos são fundamentais. Da mesma forma como o medo do primeiro passo nos limita no início de um projeto, o peso das tradições e convenções nos impede de realizar mudanças expressivas na carreira.

No entanto, se você fizer com que o primeiro passo seja pequeno o suficiente, isso pode atuar como um empurrãozinho na direção da sua meta. Mas você precisa, efetivamente, dar esse primeiro passo.

Não importa que seja pouco o que importa é que o avanço de hoje seja maior que o de ontem e o de amanhã seja maior que o de hoje. A longa caminhada começa com o primeiro passo.

Faça uma mudança

Saber como trocar um trabalho por uma paixão não é algo muito fácil. Se você quer transformar a sua vida de mero dever à uma verdadeira paixão, precisa começar entendendo que a sua situação atual não é a sua única opção.

Você pode mudar o modo como vive e trabalha. Veja os contratempos e obstáculos como o custo de tentar coisas novas. Não tenha medo de tentar e fracassar. A pior coisa que você pode fazer é não correr riscos, ficar na zona de conforto das tradições e convenções e não fazer nada para tentar mudar.

Essas possibilidades estão abertas a pessoas de todas as idades, em todas as áreas de atuação.

É claro que a oportunidade de aplicar a confiança criativa não se restringe aos professores. Vendedores, enfermeiros, engenheiros… todos podem resolver problemas de novas maneiras quando deixam de ter medo de ser criativos.

Se você está encurralado em um emprego do tipo “parece bom, mas a sensação é ruim”, pense na possível sobreposição entre suas paixões pessoais e suas atividades no trabalho. Aprenda novas habilidades.

Agora que você sabe como trocar um trabalho por uma paixão, comece a escrever a nova história da sua vida no trabalho. Continue procurando e se aproximando de um trabalho que parece bom e a sensação é ótima. Você pode perceber que descobriu a sua missão na vida.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “Como equilibrar carreira e sucesso profissional

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Avatar photo
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *