Contratação: A pessoa certa no lugar certo

pessoa certa2
contratar a pessoa certa para o cargo certo

Uma distinção notável entre as pessoas erradas e as pessoas certas é que as primeiras se veem como tendo empregos, enquanto as últimas tendo responsabilidades. Então você pode perguntar: como contratar a pessoa para o cargo certo?

Cada pessoa chave dentro da empresa deve ser capaz de responder a pergunta “o que você faz?” não com o nome do cargo, mas com uma demonstração de responsabilidade pessoal. “Eu sou responsável por isto ou aquilo.”

Como contratar a pessoa certa para o cargo certo?

No livro “Como as Gigantes Caem”, o autor Jim Collins levanta seis características genéricas de pessoas certas para cargos chaves, independente dos fatores específicos de cada organização.

3 primeiros motivos

  1. AS PESSOAS CERTAS SE ENCAIXAM NOS VALORES ESSENCIAIS DA EMPRESA. As empresas excelentes constroem culturas que são quase cultos, em que aqueles que não compartilham os valores da instituição se veem cercados de anticorpos e são expelidos como vírus”. As pessoas, às vezes, perguntam: “Como fazemos as pessoas compartilharem nossos valores essenciais”? A resposta é: não é possível forçar as pessoas a compartilhar seus valores. Você contrata pessoas que já tem uma predisposição para seus valores essenciais e isso as mantém na empresa.
  2. AS PESSOAS CERTAS NÃO PRECISAM SER GERENCIADAS COM RIGOR. No momento que você sente que precisa gerenciar alguém com rigor, você pode ter cometido um erro na contratação. Se tiver as pessoas certas, você não precisa passar muito tempo “motivando” ou “gerenciando” seu pessoal. Elas serão neuróticas por produzir mais, auto motivadas e auto disciplinadas, compulsivamente motivadas para fazer o melhor que puderem, porque isso faz parte do DNA delas.
  3. AS PESSOAS CERTAS SABEM QUE NÃO TEM “EMPREGOS”, MAS SIM RESPONSABILIDADES. Elas entendem a diferença entre sua lista de tarefas e suas verdadeiras responsabilidades. As pessoas certas sabem completar a frase: “Eu sou a pessoa responsável por…”.

Mais alguns motivos para se contratar a pessoa certa

  1. AS PESSOAS CERTAS CUMPREM O QUE PROMETEM. Em uma cultura de disciplina, as pessoas veem suas obrigações como sagradas – eles fazem o que dizem que farão sem reclamar. Da mesma forma, isso significa que pensam bem antes de dizer o que farão, e tomam o cuidado de nunca prometer o que não podem cumprir.
  2. AS PESSOAS CHAVES SÃO APAIXONADAS PELA EMPRESA E POR SEU TRABALHO. Nada grandioso acontece sem paixão e as pessoas certas exibem uma notável intensidade. Por isso e os motivos citados contratar a pessoa para o cargo certo é importante.
  3. AS PESSOAS CERTAS APRESENTAM UMA MATURIDADE DO TIPO “JANELA E ESPELHO”. Quando as coisas vão bem, as pessoas certas apontam para a janela, dando crédito a fatores externos; elas colocam no pedestal outras pessoas que contribuíram para o sucesso e assumem pouco crédito pelas conquistas. E, quando as coisas não dão certo, não culpam as circunstâncias ou as outras pessoas pelos problemas e fracassos; elas apontam para o espelho e dizem: “Eu sou responsável por isso.”

Finalizando

Se você tem pessoas erradas, não importa se a sua direção está correta, não alcançará sucesso. Assim, contratar a pessoa certa para o cargo certo é de extrema importância.

Saber como contratar a pessoa para o cargo certo fará com que este seja preenchido completamente, energiza seu pessoal e suas conexões. Porque pessoa má alocada frustra as necessidades do cargo, atrasa a produção da equipe e deprime a moral do pessoal.

Espero que tenha gostado e que compartilhe com quem possa gostar.

Um abraço!

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção

como contratar de maneira efetiva
O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Avatar photo
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *