Dia dos Namorados – Cumplicidade e Harmonia

Dia dos namorados 2

A origem do dia dos namorados é interessante. No século III, o imperador de Roma Cláudio II, havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os soldados solteiros tinham melhor desempenho em combate.

Mesmo com a proibição, o  bispo Valentim Continuou celebrando casamentos. Descoberta a proeza do bispo, o imperador de Roma Cláudio II, condenou-o à morte. Durante a prisão, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

O bispo Valetin foi executado em 14 de fevereiro e considerado mártir pela Igreja Católica. Daí em diante, o dia 14 de fevereiro passou a ser celebrado o dia de São Valentim e era até a algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, data que gera muita expectativa, muita euforia, celebrações, recados e mensagens com promessas de amor. O comércio se agita e se alegra com decorações espetaculares, balões, corações, flores e o perfume no ar. É lindo de se ver!

Uma relação harmoniosa e alegre é indescritível, como a sincronia entre a dança e a música. Porém “o amor não consiste em duas pessoas que olham uma para outra, mas sim em duas pessoas que olham juntas para a mesma direção.” Palavras de Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe.

Em uma relação saudável, cada membro incentiva o outro a alcançar suas metas pessoais e ao mesmo tempo compartilham sonhos e aspirações em comum. Uma relação de amor verdadeiro deve ser motivo de inspiração, vitalidade e esperança.

Daisaku Ikeda, pacifista, escritor, filósofo, fotógrafo e poeta, também conhecido como “Embaixador da Paz”, ponderou em A Arte de Ser Humano: Para uma convivência sólida não interessa se alguém ocupa o lugar de liderança, nem quem se sacrifica para que o outro logre o êxito ou a felicidade. Assim como uma bela canção é a fusão harmoniosa entre música e poesia, do mesmo modo a vida em comum requer igualdade entre os membros do relacionamento, para que ambos, juntos, possam interpretar a magnífica melodia da vida. Pois a felicidade não é algo que alguém possa dar aos outros; não é algo que o ser querido venha a nos outorgar. Cada um tem que construí-la por seus próprios meios. E a única maneira de fazê-lo é desenvolvendo nossa personalidade e nossos valores como seres humanos, desdobrando-nos ao máximo em nosso potencial interior.

O amor verdadeiro não nos torna dependentes das pessoas. Ele só pode ter lugar entre dois seres humanos fortes e seguros de sua individualidade. Quem possui uma visão egoísta e uma visão superficial da vida só poderá construir relações superficiais. Se quiserem experimentar o amor verdadeiro, não têm por que submeter-se ao que o outro deseja que façam ou fingir ser quem não são. O amor ideal só é possível entre pessoas sinceras, maduras e independentes. Se a felicidade é o sentimento a que todos aspiramos em nossa vida individual, então a harmonia é a forma que as pessoas têm de serem felizes quando estão juntas. Portanto neste dia dos namorados, que todos os casais possam celebrar com amor e harmonia plena a felicidade de se viver em companhia de alguém.

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Paulo César
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *