Diagnóstico de Desenvolvimento de Equipe

Trabalho em equipe 1
como analisar o desenvolvimento da equipe

Através da análise dos itens abaixo, podemos fazer um Diagnóstico de desenvolvimento de equipe, no momento atual.

Muito falamos, desde que começamos a compartilhar com nossos parceiros, clientes, fornecedores e amigos, sobre gestão e desenvolvimento de equipes e liderança.

Você está apto a afirmar se a sua equipe está em ascensão ou se ela se encontra em estado de declínio?

Utilizando os itens abaixo, podemos fazer um diagnóstico de como se encontra nossa equipe no momento atual.

Podemos observar, apontar e corrigir a equipe em caso de necessidade, assim como, melhorar e reforçar os pontos fortes.

Para começar, faça um formulário simples: de um lado os pontos fracos e de outro os pontos fortes. Dê notas de um a dez (ou da maneira que acredite ser mais viável) para cada item em relação à condição em que sua equipe se encontre.

De forma que, o peso maior, seja a referência para os itens com maior deficiência, no caso de declínio e para os itens de pontos mais fortes, no caso de ascensão.

Ao final, faça uma soma dos pontos e divida pelo total de itens para obter uma média dos aspectos positivos e a melhorar. Através dessa nota você conseguirá classificar sua equipe, apontando se ela está em declínio ou ascensão.

Aspectos que Devem ser Analisados/Pontuados

Equipes em Declínio — Membros Formam um Grupo, mas não Equipe:

  1. As pessoas protegem quem tem más notícias, com medo de serem punidas ou criticadas por revelar dura realidade.
  2. As pessoas sustentam com veemência suas opiniões sem fornecer argumentos concretos ou dados que evidenciem.
  3. O líder de equipe tem uma proporção muito baixa de perguntas em relação as afirmações, evitando críticas e/ou permitindo um raciocínio, sem nenhum rigor e opiniões sem fundamento.
  4. Os membros da equipe concordam com uma decisão, mas não se unem para que a decisão seja um sucesso, ou pior, questionam a decisão após ser tomada.
  5. Os membros da equipe buscam o máximo de crédito possível para si, mas não tem a confiança ou admiração dos colegas. (Analisar o desenvolvimento da equipe pode ajudar no relacionamento interpessoal dos colaboradores.)
  6. Os membros da equipe argumentam, para parecerem espertos ou seguir os próprios interesses, em vez de argumentar para encontrar as melhores respostas para sustentar a causa geral.
  7. A equipe conduz “autópsias com culpa”, buscando culpados em vez de aprendizados.
  8. Os membros da equipe muitas vezes deixam de apresentar resultados excepcionais e culpam os outros ou fatores externos pelos empecilhos, erros e fracassos.

Equipes em Ascensão — Membros Formam uma Equipe, Madura e em Pleno Desenvolvimento:

  1. As pessoas apresentam fatos desagradáveis — “venha aqui, olhe, isto é horrível” — para serem discutidos; os líderes nunca criticam as pessoas que revelam a dura realidade.
  2. As pessoas levam dados, evidências lógicas e argumentos concretos à discussão.
  3. O líder de equipe emprega um estilo socrático (busca afastar a opinião e alcançar a conhecimento), utilizando uma alta proporção de perguntas em relação a afirmações, questionando as pessoas e forçando insights profundos.
  4. Os membros da equipe se unem depois de uma decisão tomada e trabalham para que ela tenha sucesso, mesmo que tenham discordado efusivamente da decisão.
  5. Cada membro da equipe credita os outros pelo sucesso e conta com a confiança e admiração dos colegas.
  6. Os membros da equipe argumentam e discutem, não para melhorar sua posição pessoal, mas para encontrar as melhores respostas para sustentar a causa geral.
  7. A equipe conduz “autópsias sem culpa”, extraindo sabedoria de experiências dolorosas.
  8. Cada membro da equipe apresenta resultados excepcionais, mas, no caso de dificuldades, cada um assume a plena responsabilidade e aprende com os erros.

A partir da análise destes aspectos, você conseguirá realizar um diagnóstico geral de sua equipe e, com isso, poderá analisar a sua liderança e qual a eficácia dos treinamentos de desenvolvimento de equipe que foram aplicados, bem como entender qual tipo de treinamento sua equipe está necessitando.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção

ebook
O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Avatar photo
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *