História e Características do processo de Metalização

oxisegu
quais as características do processo de metalização?

Histórico

O processo de metalização possui várias características que o difere de outros. Este foi desenvolvido com a finalidade de revestir peças com micro partículas metálicas. O princípio básico do sistema de aspersão térmica foi desenvolvido a partir do envio de metal fundido em forma de spray.

Em 1920 surgiram as primeiras deposições em forma de pó e arame. Na década de 50 algumas limitações do processo foram equacionadas e desde então temos assistido ao um grande aquecimento notável da metalização.

 Características do Processo de metalização

O processo de metalização consistem em um material metálico ou cerâmico que dividido em partículas finas e depositado em estado fundido ou semi fundido em uma superfície devidamente preparada.

Um sistema básico de metalização é constituído de 3 itens importantes: fonte de energia, material para depósito e conjunto de projeção.

Pulverização Metálica

No sistema de metalização são utilizadas várias fontes de energia, para a fusão do pó ou do arame: gases oxicombustíveis, energia elétrica.

Os materiais depositados podem ser: pós metálicos, arames sólidos ou tubulares. O conjunto utilizado depende de cada aplicação e transfere a energia juntamente com a liga a ser depositada efetuando a projeção na superfície a ser metalizada.

Sistemas de Metalização

O sistema de metalização utiliza duas categorias distintas como fonte de calor: arco elétrico e gases oxicombustíveis.

O sistema que utiliza energia elétrica é composto por: plasma transferido, não transferido e sistema arc spray.

Na utilização de fonte oxicombustível, podemos definir combustão por chama e HVOF ou processo de aspersão de alta velocidade.

Energia Elétrica

O sistema de aquecimento com arco plasma é utilizado em plasma de arco não transferido e plasma com arco transferido. Neste sistema os materiais são utilizados em forma de pó, as partículas são fundidas pelas altas temperaturas do arco plasma e projetadas sobre a superfície com temperaturas reduzidas.

No sistema plasma, são utilizados gases e misturas especiais conforme a aplicação.

Durante o processo de metalização, no sistema arco elétrico são aplicados materiais fundidos em forma de spray provenientes de dois arames sólidos ou tubulares. O processo utiliza corrente contínua que alimenta os arames sendo os mesmos fundidos e atomizados através do ar comprimido e projetados até a superfície de impacto da peça.

Finalizando sobre as características do processo de metalização

A metalização envole um conhecimento sobre pulverização e sistemas utilizados para este processo, como arco elétrico e fonte oxicombustível.

Entender as características do processo de metalização é de extrema importância. Estas irão te proporcionar um melhor trabalho e maior rendimento, pois saberá como funciona e o que está envolvido.

Tem alguma dúvida sobre este tema? Escreva nos comentários e iremos te responder.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar você e a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e baixe “E-book – Metalização

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Etiquetas:
Paulo César
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *