GO: (62) 3250-0707 GO (62) 9 9644 0139 Horário Comercial

Índice de confiança do empresário da indústria sobe em março e interrompe série de quedas

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) de março cresceu 1,8 pontos na comparação com fevereiro, atingindo 51,9. O desempenho interrompeu três meses seguidos de queda, apesar de permanecer bem abaixo da série histórica, iniciada em 2010, e inferior a média do mês: 58,2 pontos.

— A recuperação da confiança é importante para a manutenção do crescimento, uma vez que seu nível pesa nas decisões de investimentos da atividade produtiva — afirma o presidente da Fiergs, Heitor José Müller. — Se a desconfiança empresarial não for dissipada, pelo menos em parte, a perspectiva de expansão do setor em 2014 poderá ficar comprometida.

Elaborado mensalmente pela Fiergs, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

O indicador de Condições Atuais cresceu 0,9 pontos e atingiu 45,9 em março. Porém, ainda reflete deterioração na situação dos negócios, cenário que já perdura por 13 meses. Para 43,3% dos empresários, a economia brasileira piorou. Apenas 4,7% manifestaram opinião contrária. Os demais afirmaram que nada mudou nos últimos seis meses em relação às dificuldades já existentes.

A percepção para o Rio Grande do Sul não foi muito diferente: 39,1% (ruim) e 7,9% (boa).

Fonte: Zero Hora



Conteúdos relacionados