GO: (62) 3250-0707 GO (62) 9 9644 0139 Horário Comercial

Indústria reduz previsão de crescimento do PIB para 2,1%

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade representativa do setor, reduziu nesta quarta feira a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012 de 3% para 2,1%. A projeção anterior foi divulgada em abril deste ano. A entidade também revisou para baixo a previsão de alta da atividade industrial, de 2% para 1,6% em 2012, mesmo com as medidas de estímulo anunciadas pelo governo na tentativa de estimular o setor.

A revisão nas projeções acontece uma semana após a CNI declarar que o primeiro semestre do ano está "perdido". O governo deposita todas as esperanças na segunda metade do ano e acredita que o desempenho dos últimos seis meses vai garantir um crescimento superior a 4% em 2012.

O setor destaca que o crescimento de 2,1% somente será possível se o desempenho da economia for melhor na segunda metade do ano do que foi no primeiro semestre. No cenário atual, além dos problemas relacionados à perda da competitividade da indústria e à crise financeira, existe o risco de redução na demanda interna.

A indústria prevê que o arrefecimento no consumo das famílias deve ser um "fator complicador na trajetória de recuperação da economia". Isso porque essa demanda deve cair mesmo com o crescimento dos salários, do emprego formal, queda nas taxas de juros e melhora nas condições de financiamento. No entanto, a inadimplência e o nível de endividamento dos consumidores estão aumentando, fatores que tendem a reduzir a demanda interna de 4% para 3,5% este ano.

Inflação
A previsão do setor para a inflação este ano não sofreu mudança em relação à última divulgação e se manteve em 5% - fora da meta perseguida pelo governo, que é de 4,5%, e também acima da previsão do Banco Central, que é de 4,7%. A CNI não alterou sua previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mesmo considerando que o indicador tem desacelerado nos últimos meses.

Fonte: Terra



Conteúdos relacionados

Equipamentos p/ Locação
Loja Virtual Alusolda
Usados para Venda
Depto. De Assistência Técnica
Peças de Máquinas de Solda e Corte Plasma