GO: (62) 3250-0707 GO (62) 9 9644 0139 Horário Comercial

Líquido Penetrante - Descubra o defeito que você não consegue ver em sua peça

Existem algumas técnicas que são utilizadas para inspeção de materiais e equipamentos que não os danificam. Essas técnicas são realizadas por etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção e são conhecidas como Ensaios Não Destrutivos.

Os Ensaios Não Destrutivos (END) são bastante utilizados nos setores de petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval entre outros, por ser uma das principais ferramentas para o controle de qualidade dos materiais e produtos.

Entre os Ensaios Não Destrutivos existem algumas técnicas que podem ser empregadas para aferir a qualidade do produto. Uma delas são os Líquidos Penetrantes, que são utilizados para visualizar o tipo de defeito que estão nas peças e que não são visíveis a olho nu. Essa técnica é considerada a mais simples por ter baixo custo e por poder pegar defeitos apenas superficiais.

O Líquido Penetrante tem várias vantagens:

  • Localizar descontinuidades superficiais muito pequenas;
  • Pode inspecionar uma ampla variedade de materiais;
  • É de fácil aplicação;
  • Possui boa portabilidade e o baixo custo.

Apesar de ser bem produtivo o líquido penetrante possui algumas limitações que são:

  • Não é indicado para materiais muito porosos;
  • Durante a aplicação a superfície da peça deve estar muito bem limpa;
  • Materiais como borracha e plástico podem ser contaminados.

A aplicação do líquido penetrante faz com que ele entre na abertura da descontinuidade e logo após a remoção do excesso de líquido da superfície, desta forma, é utilizado um revelador para que o líquido retido saia, formando assim uma imagem da descontinuidade desenhada sobre a superfície.

É importante destacar que o líquido penetrante, cumpre bem sua tarefa, mas se faz necessário a utilização de um revelador. Ele deve ser capaz de absorver o penetrante da descontinuidade, servir como uma base para o penetrante se espalhar, além de cobrir a superfície com uma camada fina e uniforme, afim de evitar confusão com a imagem do defeito. O revelador deve ser facilmente removível e não deve conter elementos que prejudiquem o operador que esteja inspecionando.

Os reveladores são classificados em pós secos, suspensão aquosa de pós, solução aquosa e suspensão de pós em solventes.

Tendo conhecimento sobre a praticidade no trabalho com a utilização de líquidos penetrantes percebe-se que ele se torna fundamental para o operador. Desta forma, é importante saber a qualidade do produto utilizado. Os líquidos penetrantes da Magnaflux são tidos como referência. Isso porque a empresa é líder mundial em soluções completas para Ensaios Não Destrutivos por Partículas Magnéticas e Líquidos Penetrantes.

Um trabalho é tido como sucesso sempre que ele está 100% na sua melhor condição. Tratar as peças para que elas estejam corrigidas é empenhar-se em realizar um bom trabalho. Assim, a utilização do líquido penetrante com certeza irá dar o suporte necessário para alcançar esse sucesso.

 

Conheça a Alusolda

Fonte: Paulo Cesar Bessa



Conteúdos relacionados

Deixe o seu comentário:

Comentários

1 Comentário Postado

Antônio Sérgio

- 07 de Janeiro de 2017 às 11:22

Legal gostei das dicas

Equipamentos p/ Locação
Loja Virtual Alusolda
Usados para Venda
Depto. De Assistência Técnica
Peças de Máquinas de Solda e Corte Plasma