GO: (62) 3250-0707 GO (62) 9 9644 0139 Horário Comercial

Melhores dicas em solda TIG

A solda TIG, ou solda de gás inerte de tungstênio, é um tipo de processo de soldadura em que um gás é utilizado para evitar a contaminação da solda de tungstênio. Estes gases podem ser prejudiciais, assim como a luz brilhante do processo de soldagem, portanto, algumas das dicas mais importantes de soldagem TIG focam na segurança do soldador. 
 
solda TIG















Todas as soldas devem ser feitas em uma área bem ventilada, e o operador deve usar todos os equipamentos de segurança apropriados, incluindo uma máscara de segurança, luvas e roupas retardantes de fogo. Se o operador é iniciante no processo, ele ou ela só deve prosseguir sob a orientação de um soldador experiente que possa dar dicas de soldagem TIG durante o processo.
 
A etapa de preparação mais importante no processo é o passo de limpeza. A maioria das dicas de soldagem TIG será ineficaz se o metal a ser soldado não estiver devidamente limpo de ferrugem, graxa, sujeira e outros contaminantes. O uso de uma escova de arame para fazer este trabalho pode ser suficiente, mas para ferrugem e as sujidades mais teimosas, uma roda de fio montado com uma broca pode ser necessário. 

O trabalho mais pesados de limpeza exigirá uma rebarbadora, ferramenta elétrica que gira a roda a altas velocidades. Esta ferramenta irá remover o material da peça a ser trabalhada, e vai produzir faíscas. Por isso, o usuário deve usar equipamento de proteção quando estiver operando uma rebarbadora.
Demais dicas de soldagem TIG se concentram no processo real. Muitos profissionais irão recomendar fazer soldas de ponto antes de fazer uma passagem completa ao longo dos metais. Isto significa que o operador vai fazer pequenas ligações curtas para fixar as duas peças em conjunto antes de fazer uma passagem completa. As peças já estarão presas juntas para a segurança, mas eles ainda podem mover-se ligeiramente, fazendo soldas ponto reduz ou elimina a probabilidade das peças se mover antes da solda completa ser feita.

Método de solda TIG
Método de solda TIG

É importante aprender os diferentes tipos de soldas. As dicas de soldagem TIG podem incluir aprender sobre soldas de topo, soldas de canto conjuntos, soldas de junções, juntas sobrepostas, e assim por diante. Cada tipo de situação exigirá uma preparação diferente e outros tipos de execução; o próprio metal às vezes necessita de ser alterado para permitir que o tungstênio se infiltre entre as duas peças de metal para uma ligação mais forte. O movimento que o operador terá de executar durante o processo também pode variar, embora muitos soldadores experientes recomendem um movimento de vai-e-vem.

 

Fonte: mecanicaindustrial.com.br



Conteúdos relacionados