GO: (62) 3250-0707 GO (62) 9 9644 0139 Horário Comercial

Moradores arrecadam donativos para vítimas do tornado em Taquarituba

Moradores da região de Itapetininga (SP) iniciaram nesta segunda-feira (23) uma mobilização para arrecadar doações que serão destinadas às famílias de Taquarituba (SP). Na cidade, pelo menos 150 famílias estão desalojadas depois da passagem de um tornado que provocou destruíção na tarde de domingo (22). As campanhas são realizadas em Taguaí, Itaí, Avaré e Itapetininga e Itapeva (SP).
Em Itapetininga, um grupo de amigos tem usado as redes sociais para arrecadar os donativos. De acordo com a comerciante Gláucia Marcela Barbosa do Nascimento, o trabalho foi iniciado por volta das 12h. Ela disse que tomou a iniciativa depois de saber da situação. “Você olha e sente necessidade de ajudar”, afirma.
A voluntária conta que entrou em contato com comerciantes da cidade e três pontos de coleta foram disponibilizados aos interessados em ajudar. Os locais são:  Academia Moving, na avenida Tenente Urias, 650; Academia Ultimati, na avenida Tenente Urias, 403;  e Ub Estética, na avenida Professor Francisco Valle, 1565.
A voluntária afirma que tem pedido aos amigos e conhecidos a doação de alimentos, cobertores e colchões. “Dependendo da quantidade arrecadada, eu vou paraTaquarituba levar. Agora se arrecadarmos um volume grande de produtos, vou precisar de ajuda de pessoas que tenham veículos grandes para fazer a entrega”, comenta.
Segundo o Cras de Taquarituba, há necessidade de colchões, cobertores, roupas, lona plástica, alimentos e até mesmo materiais para construção, entre eles telhas, para reconstrução de telhados. As doações podem ser entregues no Ginásio de Esportes da Vila São Vicente. O endereço é Rua Manoel Joaquim Mendes, s/nº.
A agente de saúde de Taquarituba, Anair Nunes da Rocha, que está no ginásio de esporte da Vila São Vicente, para onde as famílias desalojadas estão sendo encaminhadas, outros produtos importantes que as vítimas precisam são toalhas, roupas para crianças, fraldas e produtos de limpeza e de higiene pessoal.


Já quem quiser contribuir financeiramente pode fazer um depósito na conta aberta no Banco do Brasil com o nome 'SOS Taquarituba'. A conta corrente é 95.000-9, agência 2712-X.
Já em Avaré, a mobilização é organizada pela prefeitura e pela Polícia Militar. De acordo a assessoria de imprensa, além dos produtos citados, a Santa Casa também precisa de suturas para dar suporte ao atendimento às pessoas feridas. Segundo dados divulgado pela prefeitura, 64 pessoas ficaram feridas. O tornado ainda provocou a morte de outras duas pessoas.
Em Avaré, as doações podem ser entregues nos seguintes endereços:
- Fundo Social de Solidariedade, na rua Maranhão, 1.578, no centro da cidade;
- Postos da Polícia Militar: Rua Bélgica, 171, no Jardim Europa; Rua Bahia, 100, no bairro Água Branca; e Rua Maneco Dionísio, 204, no Bonsucesso.
Em Taguaí, os interessados em ajudar podem procurar o Centro de Saúde que fica na rua João Floriano Martins, 215. Mais informações pelo telefone (14) 3386-1227.
Já em Itaí, as doações podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade, que fica na avenida Santo Antônio, 741. O telefone é o (14) 3761-3557.
De acordo com a Coordenaria Estadual de Defesa Civil, o estado tem prestado ajuda humanitária aos moradores atingidos pelos danos. Foram entregues kits de higiene, kits de limpeza, colchões, cobertores, lençóis, rolos de lonas plásticas, agasalhos, camisetas e pares de tênis.
 
 


Conteúdos relacionados