Por que o engajamento da equipe é tão importante?

Engajamento da equipe 1
qual a importância do engajamento da equipe

Há muitas pesquisas sobre a porcentagem de colaboradores engajados e não engajados, existem poucos estudos sobre o que realmente impulsiona o engajamento do colaborador. É muito relevante ser discutida a importância do engajamento da equipe.

O maior patrimônio de qualquer negócio é o patrimônio intelectual. Podem roubar a tecnologia, podem roubar o cliente, podem os bens materiais, mas se o patrimônio intelectual permanecer qualquer negócio pode se reerguer.

O que faz toda diferença em uma equipe engajada são as pessoas!

Enquanto há muitas pesquisas que apontam para a porcentagem de colaboradores engajados e não engajados, existem poucos estudos sobre o que realmente impulsiona o engajamento do colaborador.

A única coisa que gera vantagem em competitividade sustentável é a força de trabalho da empresa. Portanto melhora o Retorno de Investimento, valor à empresa e força em longo prazo.

Quando se trata de pessoas, as pesquisas já mostraram inúmeras vezes que colaboradores engajados superam os grupos de trabalho que não estão engajados. Na briga por vantagem de competitividade em que o diferencial são os colaboradores, tê-los engajados é o objetivo final.

O que impulsiona o engajamento dos colaboradores?

Pesquisa realizada nos EUA por Dale Carnegie se uniu ao MSW Research, para estudar os elementos funcionais e emocionais que afetam o engajamento do colaborador. Foram entrevistados 1.500 colaboradores, como amostra de representatividade nacional, que revelaram que embora haja muitos fatores que impactam o engajamento do colaborador, há três impulsos-chave:

  • A relação com o supervisor imediato
  • A crença na liderança sênior
  • Orgulho em trabalhar para a empresa

Apesar de outros fatores também aparecer na pesquisa como engajamento ou desengajamento de equipes colaboradores, são de pouca relevância em comparação com os três itens acima.

O que dizem os colaboradores sobre os três fatores de engajamento?

Para os colaboradores o ponto-chave é a relação com o supervisor imediato. Suas atitudes e ações podem aumentar o engajamento do colaborador ou criar uma atmosfera onde ele se torne desengajado. Além disso, os colaboradores disseram que acreditar na habilidade da liderança sênior de aceitar a colaboração deles, conduzir a empresa na direção certa e comunicar abertamente o estado da organização é ponto-chave para impulsionar o engajamento.

Outros fatores que impulsionam o engajamento são que os colaboradores sejam tratados com respeito, que se pense sobre seus valores pessoais e que a organização se importe com o que estão sentindo.

Porque é importante ter colaboradores engajados?

O mundo dos negócios hoje gira muito rápido, existem muitos trabalhadores assim como existem muitas vagas. Foi-se o tempo em que uma pessoa começava e terminava a carreira numa mesma empresa.

Hoje, a equipe engajada e a lealdade do colaborador são mais vitais do que nunca para o sucesso e a vantagem competitiva de uma organização.

Atualmente, não se tem garantias, a taxa de rotatividade é muito alta. Rotatividade alta é igual a custos altos com recrutamento, treinamento e retenção de colaboradores valiosos, gerando um alto impacto na base da empresa. Assim, a importância do engajamento da equipe vai além da produtividade da empresa.

Como devem agir os gerentes, encarregados, supervisores, gestores que lidam com pessoas?

O estudo revelou que um gerente “que se importa” é um dos elementos-chave que impulsiona o engajamento do colaborador. Ou seja, os colaboradores querem que seus gerentes se importem com suas vidas pessoais, que se interesse por eles como pessoas, que se importe com como eles estão se sentindo e que colaborem com sua saúde e bem-estar.

A habilidade de um gerente de construir relações sólidas com seus colaboradores, interação sólida da equipe e de liderar de uma forma “centrada no indivíduo” cria um ambiente no qual os colaboradores podem fazer o seu melhor trabalho possível e saibam a importância de uma equipe engajada.

O engajamento em longo prazo começa com a boa comunicação entre o empregador e os empregados, bem como entre os colegas, cultivando um ambiente de trabalho positivo.

Uma empresa que sabe da importância do engajamento da equipe

Finalmente gestores “que se importam” e bom ambiente de trabalho geram colaboradores engajados, comprometidos, dedicados e motivados para fazer uma organização de sucesso, resultando em aumento nas vendas e nos lucros.

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Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
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