GO: (62) 3250-0707 GO (62) 9 9644 0139 Horário Comercial

Qual o impacto de erros na manutenção industrial?

Manter os índices de produtividade das indústrias no patamar previamente estabelecido depende do bom funcionamento de cada um dos seus setores. A manutenção industrial se mostra, então, fator primordial para garantir que isso aconteça. As rotinas de reparos, sejam preditivos, preventivos ou corretivos, devem ser cumpridas da melhor forma possível.

Porém, nos momentos em que essas rotinas de manutenção falham em alguma instância, o setor envolvido deixa de cumprir, total ou parcialmente, as suas funções. Estas ocorrências sempre prejudicam a produtividade da indústria e ainda causa outros problemas. Confira então alguns exemplos de possíveis impactos causados por erros na manutenção industrial.

Prejuízo financeiro

A perda direta ou indireta de recursos financeiros é consequência imediata de eventuais erros na manutenção industrial. Um erro no processo de manutenção em um único setor pode desencadear uma série de problemas, sendo que cada um deles pode minar de alguma forma os cofres da empresa.

A partir do momento que uma das máquinas do setor produtivo da indústria para de funcionar, a produção fica estagnada. Isso prejudica o fluxo de entrega aos clientes, exige eventuais desvios de recursos humanos, técnicos ou financeiros para retomar o funcionamento e ainda pode demandar o pagamento de horas extras a funcionários da manutenção ou da própria produção.

Em suma, a empresa perde dinheiro a cada minuto em que a planta industrial fica parada.

Relação com os Clientes

Nas negociações comerciais das indústrias, ficam acertados os valores das transações e também os prazos de entrega dos produtos. Os contratos firmados estabelecem uma relação de confiança entre as partes, que é fator fundamental para a continuidade da parceria.

Porém, nos casos em que a produção da empresa fica prejudicada por eventuais erros nas rotinas de manutenção, pode haver dificuldade no cumprimento dos prazos de entrega. Caso não haja um gerenciamento extremamente eficaz do episódio, a confiança entre empresa e cliente pode ficar abalada. E nem sempre a situação pode ser contornada, por melhor que seja o tratamento dado ao ocorrido.

O maior ativo de uma empresa é sua carteira de clientes, então tudo deve ser feito para mantê-los fiéis.

Possibilidade de Acidentes

No ambiente industrial, erros nas rotinas de manutenção podem ocasionar mais que perdas de ordem material. A partir do momento em que o treinamento dos profissionais de manutenção não é adequado ou atualizado, estes ficam expostos a possíveis acidentes de trabalho. E esse é um dos problemas mais graves que podem ocorrer em uma empresa.

O bem estar físico e social do trabalhador é responsabilidade da organização. No caso da ocorrência de um acidente de trabalho, a empresa deve oferecer toda a assistência necessária ao trabalhador. Obviamente isso demanda custos com auxílio médico, substituição do colaborador e até assessoria jurídica.

Porém, a perda da credibilidade, o prejuízo humano e o mau ambiente de trabalho são os piores impactos que as falhas na manutenção industrial podem criar através de um acidente. A produtividade é diretamente prejudicada.

Enfim, organizações planejam manter um nível de excelência devem sempre manter as rotinas de manutenção em dia. E isso significa mais que cumprir o cronograma. É muito importante que tudo seja feito da forma correta, com os recursos corretos e com pessoas capacitadas. Investir para que não haja falhas na manutenção industrial significa melhorar a produtividade, os lucros e cuidar das pessoas.

Entendeu como é importante cuidar da manutenção na indústria? Deixe nos comentários o que pensa sobre o assunto. Sua opinião é muito importante!

 

A Alusolda se divide em três vertentes de atuação:

Alusolda Assistência Técnica - Autorizada das melhores marcas do segmento de Solda, Corte Plasma e Peças para Máquinas de solda

 

Fonte: Paulo César Bessa



Conteúdos relacionados

Deixe o seu comentário:

Comentários

2 Comentários Postados

Mario Jose de Moura

- 06 de Julho de 2016 às 15:32

Trabalhamos com motores KUBOTA temos peças de toda a linha. Lembro que esse motor equipa algumas maquinas MILLER e LINCOLN ELETRIC CONTE CONOSCO

Ricardo Gomes

- 11 de Março de 2016 às 18:26

Caro Paulo Cesar , como sempre nos surpreendendo. Espero poder atende-lo em soluções de vendas através dos nossos veículos de comunicações: Opopular, Jornal Daqui, Revista Ludovica, Rádios Daqui,Cbn, Executiva e Tv. Anhanguera.

Equipamentos p/ Locação
Loja Virtual Alusolda
Usados para Venda
Depto. De Assistência Técnica
Peças de Máquinas de Solda e Corte Plasma