GO: (62) 3250-0707 GO (62) 9 9644 0139 Horário Comercial

Saiba sobre as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval na NR 34

A NR 34 tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval.

É considerado atividades da indústria da construção naval, todas aquelas desenvolvidas no âmbito das instalações empregadas para este fim ou nas próprias embarcações e estruturas, assim como navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, entre outras.

Os principais assuntos que decorrem na Norma Regulamentadora 34 estão ligados a trabalhos de jateamento e hidrojateamento. Esses processos se referem às técnicas de tratamento superficial por impacto, cujo objetivo é obter excelente grau de limpeza e simultaneamente um correto acabamento superficial.

Para esse processo ser realizado são necessárias algumas condições para que o trabalhador fique em segurança e que o trabalho aconteça de maneira correta. Desta forma, somente trabalhadores capacitados poderão realizar o processo.

Torna-se indispensável dentro desta NR à capacitação e o treinamento do trabalhador para realizar as devidas funções, eles devem concluir curso específico para realizar suas atividades, sendo considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.

Nesse ponto o empregador tem a responsabilidade de desenvolver e implantar programa de capacitação, compreendendo treinamento admissional, periódico e sempre que ocorrer qualquer das seguintes situações:

  • Mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
  • Evento que indique a necessidade de novo treinamento;
  • Acidente grave ou fatal.

No que se refere às atividades de pintura, a NR 34, assim como na atividade de jateamento e hidrojateamento determina algumas condições necessárias para garantir a segurança do trabalhador e que o trabalho seja realizado de maneira correta, para que somente o trabalhador devidamente qualificado possa realizar as atividades de pintura, pois ele saberá o que deve ser feito em relação ao preparo e descarte do material utilizado. Não é em hipótese alguma aconselhável exercer essa função qual quer trabalhador e até mesmo empregador que não tenha sido devidamente capacitado.

Para esses trabalhadores deve ser fornecido: armário individual, duplo, para que haja o isolamento das roupas de uso comum e as de trabalho. Além disso, a vestimenta do trabalho deve ser higienizada diariamente, caso não seja possível, deve ser fornecida vestimenta descartável para esses trabalhadores.

Um ponto também importante a ser tratado, é em relação à proteção dos olhos desse trabalhador. Além dos óculos de segurança específicos para tal função, devem ser mantidos lava-olhos de emergência próximos ao local de pintura, assim como chuveiros de emergência.

Salientamos aqui sobre os riscos que estão contidos dentro da NR 34 no que diz respeito às Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval e vendo os principais aspectos de risco que envolve o trabalhador, tomamos consciência da importância de seguir esta norma, a fim de que seja aplicada a devida segurança para que não ocorram acidentes e tudo aconteça de forma segura.

Gostou de conhecer mais sobre a NR 34? Deixe seu comentário no post!

 

Conheça a Alusolda

Fonte: Paulo César Bessa



Conteúdos relacionados

Deixe o seu comentário:

Comentários

1 Comentário Postado

coupons code

- 16 de Julho de 2016 às 06:46

Your ?What I?m no longer doing? list really resonates with me. Thanks for sharing it! coupons code http://betterhorsesclassifieds.com/author/savingplaza3