Trabalhando a Postura Verbal e Não verbal para ter Sucesso na Resolução de Conflitos

Postura verbal e nao verbal 2

Ninguém é 100% assertivo com todas as pessoas e em todas as situações. Um ponto importante para se expressar bem é ter conhecimento de sua postura verbal e não verbal.

O que pode se dizer é que uma pessoa assertiva é capaz de se comportar direta e claramente em muitas situações.

A assertividade não é uma característica inata, é uma questão de aprendizagem que pode ser desenvolvida e trabalhada como uma ferramenta positiva para o nosso crescimento tanto pessoal como profissional.

Comportamento Assertivo

O comportamento assertivo é aquele que envolve as expressões diretas das pessoas, tais como necessidades, preferências, emoções, opiniões, etc.

A pessoa com comportamento assertivo possui autoafirmação, consegue defender seus direitos legítimos, expressar opiniões, tem capacidade de fazer e recusar pedidos.

Tem facilidade em expressar sentimentos positivos, como fazer e receber elogios, expressar afetos positivos, iniciar e manter conversas e quando expressa sentimentos negativos, consegue se expressar de forma legítima, sem ser hostil para o interlocutor.

Para este comportamento ser claro em todas as situações, é importante que esteja trabalhando a postura verbal e não verbal.

Desenvolvendo um Comportamento Assertivo

A primeira mudança é interna. É a consciência dos direitos que te assistem, bem como dos direitos dos outros.

Ex.: direito de ser tratado com respeito, de manter os próprios valores, de cometer erros, de ter objetivos, de não compreender algo, de expressar sentimentos, de manter escolhas e opiniões, etc.

Se houver algum pensamento que dificultam a assertividade, eles devem ser analisados e bloqueados, como, por exemplo, ter medo de expressar opiniões ou discordar, receio de que possa não passar a melhor imagem, de não ser perfeito, de errar,  receio de ser criticado por comportamento ou por fazer críticas, etc.

A segunda mudança é defender os seus direitos de forma eficaz, isso requer treinamento de um conjunto de aptidões que mais se adaptam ao estilo pessoal de cada um.

Postura Verbal

  • SEJA CLARO, CONCISO E ESPECÍFICO: Fale direto, sem rodeios, preâmbulos, não trabalhe com pistas, se necessário ilustre com um exemplo. Se a resposta não for clara e objetiva, repita o questionamento ou a explicação.
  • USE FRASE NA 1ª PESSOA: Assuma a responsabilidade por seus sentimentos e ações, para não recair sobre outros. — Ex. “Você me irrita.” Não! “Eu me irrito”; “Ninguém decide.” Não! “Estou com dificuldade em me decidir”; “Eu concordo, eu não concordo, eu desaprovo, eu aprovo”, etc.
  • EMPATIZAR: Ter interesse em ouvir, ser sensível aos problemas, dificuldades, sentimentos e opiniões do outro. A empatia constrói compreensão mútua.
  • RESPEITAR OS OUTROS: Discordar ou criticar alguém, uma situação ou uma opinião sem ser um ataque pessoal, mas sim ao fato em questão.

  • PEDIR MUDANÇA DE COMPORTAMENTO: Ser sincero em mostrar desagrado por alguma fala, ou motivo relacionado à outra pessoa e dizer que se sentiu aborrecido ou chateado, que não faça de uma próxima vez.
  • OFERECER-SE Á MUDANÇA: Se foi criticado por outra pessoa, se de alguma forma desagradou-a, ou alguém foi contrário à sua opinião, aceite a crítica e ofereça para mudar o comportamento. Ex. A sua reunião foi boa, mas muito cansativa. “Concordo. Vou tentar resumi-la”.

Postura não Verbal

  • ESPAÇO PESSOAL: Coloque-se em uma distância confortável entre você e a outra pessoa; sentados ou de pé, é interessante que estejam, as duas pessoas, em posições de igualdade.
  • POSTURA CORPORAL: Descontraída, sem ser desleixada.
  • GESTOS: Evitar gestos nervosos como roer unhas, ou cruzar os braços, colocar a mão sobre a boca, etc. Os gestos precisam ser expressivos, mas não devem ser excessivos.
  • EXPRESSÃO FACIAL: A expressão facial tem de estar de acordo com seus sentimentos, como, por exemplo, se estiver zangado, mostre-se zangado, se está feliz; sorria.
  • CONTATO VISUAL: Mantenha o olhar direto sem excessividade, sem fugir do contato ou fixar demais e parecer “esbabacado”.
  • USO DA VOZ: Não utilize um tom alto demais que incomode ou baixo demais que não dê para ser ouvido, ouça com atenção, procure responder em tempo sem hesitar, mas não tenha urgência em responder para não atropelar o outro.

Trabalhando a Postura Verbal e não Verbal

Conflitos sempre existirão, porém, o treinamento e o uso da assertividade melhoram a comunicação e o entendimento entre as pessoas. Elas reconhecem o desacordo, e usando a assertividade, é mais fácil chegar a um entendimento, respeitando a posição do outro.

Mesmo que só você esteja usando a assertividade em um conflito, garanta o seu bom senso, deixe que a outra pessoa aja da forma dela.

Fonte de Pesquisa: Assert Yorself, M.D. Gallassi e J.P. Galassi, Human Siences Press

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Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
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