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Trabalho em equipe, 10 dicas para que isso aconteça

Com a necessidade da agilidade e obtenção de resultados cada vez mais cobrados de seus funcionários, as empresas buscam cada vez mais o envolvimento e comprometimento da equipe envolvida em um determinado projeto. 

Para tanto alguns procedimentos devem ser observados para que metas e objetivos sejam atingidos com sucesso dentro de qualquer empresa e em qualquer ramo de atividade e com isso evitando o mínimo de stress possível. 


Podemos resumir estes procedimentos em dez itens principais: 

1 - FAZER FOFOCAS DE COLEGAS AUSENTES: 

Faça suas criticas ou coloque suas idéias diretamente á pessoa envolvida na atividade, evite comentar com outra pessoa, para que ela repasse para o grupo, isto corre grande risco da informação chegar de forma distorcida e criar um clima desagradável na equipe. 

2 – IGNORAR O TRABALHO EM EQUIPE: 

O trabalho deve antes de tudo ser planejado em equipe e depois realizado da mesma forma, ou seja, nenhum elemento do grupo deverá se opor a executar a tarefa que lhe foi designada durante o planejamento, isto comprometeria qualquer cronograma e prazo definido pelo grupo . 

3 – SER ANTIPÁTICO: 

Como se diz, todos estão no mesmo barco e remando para uma mesma direção, portanto independente da posição que você ocupa no grupo, deverá estar disposto á ajudar dentro de suas possibilidades, sendo cortês, amigo, humilde e ajudar no que puder o bom andamento das atividades da equipe. 

4 – DEIXAR CONFLITOS PENDENTES: 

Divergências de idéias, mesmo que durante o andamento do projeto vão ocorrer, estas devem ser esclarecidas em tempo, para não virar aquela bola de neve e ao final tornar o projeto até mesmo inviável. Portanto qualquer duvida não deve ser deixada para depois. 

5 – FICAR DE “CARA FECHADA”: 

Deve-se procurar manter sempre o bom humor, mesmo que naquele dia você esteja com vontade de explodir! Um companheiro bem humorado anima o ambiente de trabalho que é fundamental para cultivar um bom relacionamento dentro da equipe. 

6 – DEIXAR DE CULTIVAR RELACIONAMENTOS: 

Atualmente os melhores cargos e funções não estão publicados nos jornais ou classificados de emprego, o que importa é a rede de bons relacionamentos que você vai criar dentro da empresa que você atua que associado ao seu bom desempenho profissional o levará á cargos mais importantes e de maior responsabilidade. 

7- DEIXAR DE OUVIR OS COLEGAS: 

Outra postura comprometedora é deixar de ouvir seus colegas de profissão ou de outras pessoas que estejam envolvidas no mesmo grupo de trabalho, mesmo que estejam em uma posição inferior á sua elas devem ser ouvidas. Nenhum profissional é o “sabe tudo”, pois á cada dia estamos aprendendo, As vezes uma simples opinião de uma pessoa inferior á você pode abrir caminho para um problema que parecia sem solução. 

8 - NÃO RESPEITAR A DIVERSIDADE: 

Todas as diferenças devem ser respeitadas dentro da equipe sejam elas de ordem social, profissional ou qualquer outra, esta barreira ou até mesmo preconceito não deve existir. Caso haja pode causar grande desconforto entre os membros e tornar o relacionamento ruim para o desenvolvimento e continuidade dos trabalhos. 

9 – APONTAR O ERRO DO OUTRO: 

Ficar criticando ou apontando o erro do companheiro é prejudicial, junte sua experiência á dele e tente solucionar o problema, discutindo também com os outros elementos da equipe, isso é saudável e reforça o comprometimento da equipe e a satisfação de alcançar o sucesso e realização do projeto. 

10 – FICAR NERVOSO COM A EQUIPE: 

Os atritos sempre acontecem no ambiente de trabalho, porém a empatia deve ser colocada nos momentos de tensão, cada um tem seu ritmo e forma de executar seu trabalho e isto não significa que tal atividade deixará de ser executada com sucesso e ao seu tempo. 
O equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa como para o profissional. 

Fonte: www.forumdaconstrucao.com.br



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