GO: (62) 3250-0707 GO (62) 9 9644 0139 Horário Comercial

Utilização da capacidade industrial sobe a 71% em fevereiro

O percentual médio de utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira subiu de 69 por cento em janeiro para 71 por cento em fevereiro, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira.

A produção do setor industrial recuou em fevereiro pelo sexto mês consecutivo, atingindo 46,5 pontos De acordo com a entidade. Embora tenha ficado acima dos 45,0 de janeiro, o número ainda mostra queda da produção.

Os indicadores da Sondagem variam de zero a cem, sendo que valores acima de 50 indicam aumento da atividade, do emprego, acúmulo de estoques indesejados e UCI acima do usual. A pesquisa ouviu 1.883 empresas entre os dias primeiro e 14 de março.

O índice de UCI ficou abaixo do usual para o mês, ao registrar 42,9 pontos.

O índice de evolução do emprego também ficou abaixo dos 50 pontos, em 46,5 pontos em fevereiro, o que configura redução nas vagas de trabalho no setor industrial.

A CNI destacou que, mesmo com quedas sucessivas na produção industrial, o setor não conseguiu reduzir o volume de estoques, que tem se mantido acima do planejado desde março de 2011.

Em fevereiro, o índice de estoque efetivo em relação ao planejado atingiu 52,1 pontos, indicando acúmulo indesejado de mercadorias. A evolução de estoques ficou em 51,1 pontos, mostrando aumento no volume de produtos que, por não serem vendidos, foram armazenados pelas indústrias.

Fonte: Reuters



Conteúdos relacionados