8 cortesias que você precisa fazer

cortesia
Veja as cortesias que você deve fazer para ter melhor relação pessoal e excelência na gestão.

Se aspira a excelência em gestão, há oito “cortesias” que você deve se acostumar a fazer para as outras pessoas. Diz Tom Peters sobre cortesias que você deve fazer.

“As raras e simples ‘cortesias’ são a base da satisfação e retenção de clientes e funcionários. E do mais profundo dos ocea­nos azuis”, diz o especialista em gestão Tom Peters. Hábil catalisador, Peter recorre a uma frase de Henry Clay, congressista norte-americano dos primórdios do século 19, considerado um dos melhores senadores da história do país: “As cortesias menores e corriqueiras são as que marcam mais profundamente”.

Peters insiste que esses pequenos gestos, voltados ao bem viver e ao conviver, são habilidades de gestão disfarçadas, e fundamentais, que podem ser aprendidas, praticadas e avaliadas e cujo impacto nos resultados é inversamente proporcional à complexidade de seu enunciado ou ao esforço que exigem. Destacamos nove itens sua lista:

  1. Manter-se sempre em contato com os outros. (Nem pense em não responder um e-mail que alguém lhe enviou, por exemplo.).
  2. Investir nos relacionamentos um a um (significa cultivar a amizade com cada um, como ele faz questão de explicar).
  3. Escutar: “a principal vantagem competitiva sustentável”.
  4. Perguntar: leia-se “envolver, inspirar, consultar, reagir”.
  5. Agradecer: significa apreciar e reconhecer.
  6. Fazer networking: tecer redes entre as pessoas, mais reais que virtuais (atenção: isso é diferente de investir em relacionamentos).
  7. Pedir desculpas “de maneira clara e corrigir-se”: nunca é demais.
  8. Ser considerado: a amabilidade é gratuita “e estratégica”.

De todas cortesias que você deve fazer, qual a principal?

Dá para eleger uma atitude cortês que seja mais importante do que as outras? Sim.

“ESCUTAR (assim, em letras maiúsculas)”, afirma Tom Peters. De acordo com ele, escutar quase obsessivamente é um sinal de respeito e é a principal “faculdade dos grandes líderes”.

“Escutar é aprender, é o pré-requisito da renovação constante, a criatividade, a inovação. Escutar é o principal diferencial e a maior fonte de valor agregado”, conclui Peters. E, aviso aos apressados, requer mais que 18 segundos.

“Sabe quais são as cinco palavras mais importantes em qualquer organização?”, pergunta Peters. “E – você – o – que – pensa?”

Espero que esse material sobre cortesias que você deve fazer venha colaborar no relacionamento de cada um. Dessa maneira, seja no trabalho, escola, na família, etc., em todas as instâncias de nossas vidas estamos nos relacionando com outros indivíduos. Grande abraço!

Essa matéria foi publicada originalmente na Edição 79 da revista HSM Management e atualizada em julho de 2016.

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Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.

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