Postura profissional, a primeira impressão é a que fica

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A primeira impressão é a que fica, diz o dito popular. Ter uma boa postura profissional é imprescindível na construção de uma carreira profissional, tanto para quem ingressa no primeiro estágio ou emprego, como também para quem já está a mais tempo inserido no mercado de trabalho.

Na vida profissional existem algumas regras que são claras em qualquer ambiente de trabalho e é importante que ocorra uma adequação entre o colaborador e a empresa na qual trabalha, no sentido de atender a essas novas mudanças, inclusive se ajustando às exigências do mercado, cada vez maiores.

As funções que cada colaborador exerce dentro da empresa devem estar alinhadas com o que a empresa realmente necessita e espera do trabalho desempenhado. Nesse processo de adequação, portanto, existe um fator decisivo para o sucesso profissional que é a postura profissional, um conjunto de características que distinguem, de forma positiva, um profissional ou uma empresa dos demais, e que agregam valor ao seu trabalho. Veja algumas:

APARÊNCIA

Em primeiro lugar a aparência. Esteja sempre com uma aparência limpa e higiênica, roupas alinhadas, cabelos penteados ou bem cortados, maquiagem sóbria, barba aparada, etc. A aparência, assim, tem que estar adequada às exigências do local de trabalho, uma boa aparência significa saber usar a roupa certa no lugar certo. Devemos saber nos vestir de acordo com que o local de trabalho nos solicita, sabendo sempre o que é melhor para cada ambiente. Uniformes limpos e passados, EPIs adequados e higienizados e calçados apropriados pra sua função.

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RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Seja cordial e aberto. “Bom dia”, “boa tarde”, “até logo” e “obrigado” são palavras necessárias, para se iniciar e finalizar o dia junto com os colegas de trabalho, independente da hierarquia. Esteja atento às normas e regras impostas pela empresa aos colaboradores. Respeito é obrigação, e lembre-se que o relacionamento é profissional e não pessoal, não seja invasivo. Respeitar as diferenças e os limites no relacionamento com os outros é fundamental. Não se envolva em questões de conflitos entre funcionários, pois pessoas encrenqueiras são mal vistas e atrapalham o desenvolvimento do trabalho.

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CUMPRIMENTO DOS PRAZOS

Seja pontual nos horários de trabalho, evite atrasos e faltas. É de extrema importância o cumprimento dos prazos e a entrega das atividades com qualidade. Ser pontual no trabalho já conta 50% de pontos positivos, por isso, faça seu trabalho de maneira correta e cumpra os prazos estabelecidos, mantendo sempre a pontualidade para os compromissos marcados; atrasar sempre e entregar trabalhos desleixados passarão a visão de um profissional ruim que não está comprometido com a empresa. Se tiver dificuldade com o andamento do trabalho, peça ajuda aos superiores, mas não fique protelando.

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ORGANIZAÇÃO CAUSA UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO

A organização no local de trabalho proporciona mais qualidade e produtividade, enquanto a desorganização traz atrasos e perda de tempo.

Mantenha sua mesa sempre limpa e organizada. Leve essa regra também para seus materiais e arquivos, tanto físicos, quanto virtuais. Cuidar bem do local de trabalho, dos materiais e equipamentos sob sua responsabilidade, garante melhores condições de trabalho e facilidade no dia-a-dia, além de conforto e limpeza.

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QUALIDADE

A qualidade, na linguagem corporativa, é uma das condições e um dos diferenciais mais importantes para se ter sucesso. Ao iniciar qualquer experiência profissional, procure entender quais são as competências valorizadas naquele ambiente de trabalho.

Uma boa postura profissional requer o conhecimento e desenvolvimento de tais competências. Investir nelas é o primeiro passo para realizar suas tarefas com qualidade, evitar retrabalho e desperdício de tempo. Esteja disposto a aperfeiçoar o trabalho cada dia. Faça sempre de melhor forma, com menor gasto de tempo e material.

TRABALHO EM EQUIPE AJUDA A TER UMA BOA POSTURA PROFISSIONAL

Além de lidar com hierarquias e respeitá-las, trabalhar em equipe exige paciência; ouvir com atenção, aceitar as opiniões, não criticar os colegas, saber dividir, ser proativo e solidário, e acima de tudo, compreender o seu papel na equipe e na organização, além de entender como os setores interagem e qual a função e inter-relação de cada um.

Considerando o conjunto, compartilhar responsabilidades e informação é fundamental. É importante possuir uma visão global do ambiente de trabalho. Conhecer a rotina da organização e manter atenção aos processos só trazem ganhos para ambas as partes: para o profissional, maior cooperatividade e possibilidade de agilizar soluções e, para a empresa, equipes mais integradas e que falam a mesma língua. Para o conjunto, melhores resultados.

Para realizar bons trabalhos em equipe é preciso ter boa comunicação – leia post

Tanto os profissionais, quanto as empresas, precisam adequar seu perfil para atender as mudanças, ajustando-se às exigências do mercado cada vez mais competitivo e seletivo para superar os novos desafios impostos pela realidade e atender às expectativas dos clientes.

As empresas precisam de profissionais competentes e que realizem suas atividades com qualidade.

Uma pesquisa realizada pela Catho mostra que o mau comportamento no trabalho é o segundo maior motivo de demissões nas empresas e os principais problemas são: mau relacionamento com o chefe e colegas e as faltas ou atrasos. O baixo desempenho é a maior causa dos desligamentos nas empresas.

Portanto, construa uma postura profissional e use-a como um diferencial para se destacar positivamente no ambiente corporativo.

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Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.

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